terça-feira, 23 de novembro de 2010

Valeu Gabriel!


Esta semana um amigo me indicou o livro do Gabriel, O Pensador: "Diário noturno". (Valeu, Giovanni (Jojo)!)
Para quem não conhece, o cara é escritor, happer e poeta. Ele estourou na mídia na década de 90, com uma música chamada: Tô feliz (matei o presidente). É, já da pra sentir o estilo louco do cara.
Eu nunca fui de defender causas sociais, na verdade nunca gostei desse tipo de conversa, mas assim como eu, o Gabriel também gosta de escrever poesias grandes e textos narrativos de coisas que aconteceram com ele, ou que ele presenciou e chamou sua atenção.
Eu como aprendiz de escritora devia ter vergonha do que vou dizer mas não sou muito fã de leitura e quando meu amigo me emprestou o livro, juro que gelei pensando em como faria para ter paciência em lê-lo, mas assim que cheguei no colégio com o livro, resolvi pegar e começar a ler. Acho que se passaram umas duas aulas e eu não via e ouvia nada, era somente eu e o Gabriel naquela sala cheia de gente gritando e fazendo bagunça. Sim, extraordinário o que um bom livro faz com a gente.
Ele fala de cada área da sua própria vida, mostra as coisas que o Gabriel ama e defende; Escreve sobre seus amores, e mostra para quem lê que o nosso país precisa mudar e podemos fazer pouco, mas que mudará muita coisa. Suas músicas, de forma engraçada e irônica tende a mexer com nossa cabeça e mudar algumas maneiras de pensar:

"A criminalidade toma conta da cidade
A sociedade põe a culpa nas autoridades
Um cacique oficial viajou pro Pantanal
Porque aqui a violência tá demais
E lá encontrou um velho índio que usava um fio dental
E fumava um cachimbo da paz
O presidente deu um tapa no cachimbo e na hora
De voltar pra capital ficou com preguiça
Trocou seu paletó pelo fio dental e nomeou
O velho índio pra ministro da justiça ...
"Essa tribo é atrasada demais...
Eles querem acabar com a violência,
mas a paz é contra a lei e a lei é contra a paz"

O cachimbo da paz - Gabriel, O Pensador.

Aconselho a quem gostar do tipo de leitura envolvendo algumas poesias e histórias de acontecimentos na vida de terceiros, a lerem o livro "Diário noturno", eu não me arrependi de ter lido, acho que você também não irá.

Ok, por hoje é só!
eu escrevo

Nenhum comentário:

Postar um comentário